Programa de Pós-Graduação em Administração

Parceiros

Notícias

Apresentação

O Mestrado Profissional em Administração (MPA), integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, tem área de concentração em Estratégia e Organizações. A área pretende formar profissionais e pesquisadores com direcionamento transdisciplinar, aptos a atuarem em organizações públicas e privadas. Para tanto, o programa pretende favorecer o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas e instrumentais, voltadas, respectivamente, à análise e à intervenção organizacional. Num escopo mais amplo, dinâmicas interorganizacionais também serão contempladas, notadamente aquelas associadas ao desenvolvimento da Região do Vale do Paraíba, às suas vocações e ao seu tecido socioinstitucional. Nesse sentido, tópicos relacionados à gestão de coletividades, à incerteza e à tomada de decisão, ao empreendedorismo e à inovação, ao desempenho de organizações, à investigação quantitativa e qualitativa, ao desenvolvimento de territórios, entre outros, compõem o agregado de conteúdos que dá forma ao programa.

MISSÃO

Proporcionar aos profissionais uma formação de excelência na área de Administração, estimulando as competências gerencias, o pensamento crítico e o compromisso social.

VISÃO

Ser reconhecido como um programa de pós-graduação em Administração de excelência em suas práticas de educação e pesquisa na região em que atua até o ano de 2024.

VALORES

EXCELÊNCIA, COMPROMISSO, HARMONIA e ÉTICA.

OBJETIVOS

  1. Produzir e transmitir conhecimentos, buscando adaptar o programa do curso às necessidades da região onde o programa estará inserido.
  2. Privilegiar abordagens de aplicação de conhecimentos com base científica nas organizações, favorecendo o inter-relacionamento universidade-empresa-governo.
  3. Compreender as estruturas organizacionais dos setores privados e públicos na região, comparando com outras localidades e países.
  4. Apoiar na formação de docentes na área de Administração.
  5. Monitorar as melhores práticas dos programas de Administração no país e no mundo, acompanhando as inovações na área.
  6. Desenvolver um modelo de gestão de um programa de Pós-graduação em Administração que integre eficiência, harmonia e vanguarda.
  7. Incentivar a produção qualificada do corpo docente e desenvolver formas de produção e disseminação de tecnologias de gestão.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do profissional em administração que se pretende formar é o de ter capacidade de:

  • Analisar o ambiente interno e externo das organizações, identificando as variáveis que afetam os diferentes processos relacionados às mesmas.
  • Demonstrar a capacidade de raciocínio lógico, crítico e analítico para intervir criativamente em diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Desenvolver processos de criação, organização, acesso e uso de informações que facilitem a gestão do conhecimento nas organizações.
  • Identificar, analisar, implementar e desenvolver novos negócios.
  • Promover o empreendedorismo no setor público.
  • Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos de vida e das experiências cotidianas no seu campo de atuação para a aplicação em diferentes contextos, revelando a capacidade de gestão de diferentes configurações organizacionais e de processos de mudança apresentando-se como pesquisador flexível.

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados